segunda-feira, 5 de julho de 2010

O modo conjuntivo dos verbos

Observa cada uma das duas imagens apresentadas e expressa como as sentes através de frases no modo conjuntivo.
  1. Deves criar frases complexas embora algumas frases simples sejam adequadas.
  2. O tema é sempre baseado nas imagens aqui apresentadas.
  3. O conteúdo gramatical é o conjuntivo, não te esqueças!
  4. As formas verbais a vermelho indicam o modo conjuntivo; as azuis são combinações de formas verbais adequadas às frases produzidas. Presta atenção, por favor, a estes pormenores!
  5. É fundamental já teres interiorizado os tempos verbais que constituem o conjuntivo: o presente, o pretérito imperfeito e o futuro.
  6. Apresento, todavia, o modo condicional apenas para as situações em que ocorre com o conjuntivo.
I- Relembra que o modo conjuntivo pode exprimir:
  • uma possibilidade
É possível que ache esta tarefa interessante.
  • uma dúvida
Talvez venha a gostar desta matéria gramatical.
  • um pedido, um desejo
Adorava que a minha mãe não soubesse usar o conjuntivo!
  • uma acção contrária à expressa na oração subordinante (usas os conectores concessivos: embora, ainda que, mesmo que, por mais que, por muito que, apesar de, para...)
  • Orações subordinadas adverbiais concessivas:
  1. Embora o meu pai seja mais condescendente, ficaria feliz com o meu uso e abuso do conjuntivo.
  2. Consegui, ainda que precisasse de repensar a combinação dos tempos verbais.
  3. Mesmo que não queira aprender o conjuntivo, a minha professora vai avaliá-lo com o mesmo peso de um teste!
  4. Por mais que me esforçasse, a minha positiva não foi alta!
Presta atenção: embora as orações que se seguem sejam subordinadas concessivas - a), b), c) - os tempos verbais do conjuntivo não são usados. O futuro simples do conjuntivo é exactamente igual ao infinitivo pessoal (oral e escrito) mas o primeiro ocorre com as conjunções: quando, se.
  • As orações subordinadas concessivas não finitas (infinitivas, gerundivas, participiais)
  • a) Concessiva infinitiva: (apesar de, para):
  1. Apesar da sala de aula estar quente, compreendo o conteúdo gramatical.
  2. A professora não repetiu apesar de eu lhe ter implorado!
  3. Para escrever daquela maneira, não fala nada bem.
  • b) Concessiva gerundiva (uso obrigatório do gerúndio):
  1. Sentindo-se a pior da turma, aceita o cargo de delegada.
  2. Falando mais que todos, na aula, tem uma negativa na participação.
  • c) Concessiva participial (uso obrigatório do particípio passado)
  1. A Isabel fez o teste, mesmo zangada com a gramática.
  2. Mesmo ignorada na turma, a Marta apresentou o seu trabalho com segurança.
II- Recorda igualmente o modo condicional embora não o estudemos, aqui, na sua globalidade (ver: 6).
  • Oração subordinada adverbial condicional
  1. modifica a oração subordinante e constrói-se com
  2. indicativo (que expressa condição real em relação à subordinante)
  3. conjuntivo (a subordinada adquire um carácter hipotético ou irreal)
  • a) Condicional hipotética
  1. Se fores sensível às imagens, construirás frases fantásticas.
  2. Se a Eduarda estudar bem o conjuntivo, saberá tanto quanto os colegas.
  • b) Condicional irreal (ou contrafactual)
  1. Se os alunos não se distraíssem, haveria melhores resultados!
  2. Se eu tivesse treinado o suficiente, não teria problemas de consciência nem de média final.
  • c) Oração subordinada condicional infinitiva
  1. Ofereço-te este livro, com a condição de mo emprestares (de que mo emprestes).




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